O kit de Jogos pedagógicos de Alfabetização personalizados foi desenvolvido pensando em auxiliar os professores em sala de aula, que trabalham com foco nas principais propostas pedagógicas no processo alfabetização da criança em diferentes níveis.
Os jogos foram organizados pensando na proposta de rotação por estações, que consiste em uma estratégia didática onde se organiza os espaços na sala de aula.
Ele é planejado para que os alunos alternem entre três estações ou mais. As atividades compartilhadas entre os pares são guiadas pelo educador de forma individual.
A rotação também faz com que estudantes em diferentes níveis de aprendizado possam trabalhar juntos. O mais avançado se beneficia quando precisa explicitar oralmente a outro aluno seus procedimentos de leitura, bem como o aluno que lê de forma inicial, amplia seu repertório de estratégias de leitura.

A Base Nacional Comum Curricular relaciona uma diversidade de gêneros textuais que poderiam ser explorados em sala de aula, como contos de fadas, lendas populares, parlendas, adivinhas, piadas, trava-línguas, relatos, entrevistas, palestras, receitas, instruções de uso, listas, rótulos, cartas.
Não é difícil identificar uma parlenda ou mesmo interpretá-la, pois suas características são bastante básicas. Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Pensando nisso, muitos professores e educadores estão trabalhando com parlendas e cantigas de roda, com o objetivo de ajudar na produção de texto das crianças.

         Detalhes dos jogos

Quer saber como estimular a produção textual nos seus alunos?
Para conseguir desenvolver boas produções textuais é fundamental ter criatividade. Por isso, o professor deve valorizar e estimular ambientes que instiguem e fortaleçam essa característica do aluno.
O fato é que a produção de texto de maneira alguma deve ser trabalhada de forma genética e descontextualizada.
Fazer com que o estudante crie compreensão dos diversos estilos de contar uma história: narrativa, fábula, argumentação, conto, poesia etc.
Portanto, estimular a leitura em sala de aula é uma maneira de incentivar a produção textual.
No entanto, é importante que os livros e jogos sejam apresentados como elementos de diversão e fonte de conhecimento.

         Detalhes dos jogos

No processo de alfabetização a consciência fonológica permite a criança a perceber semelhanças sonoras, sendo um dos meios de prepará-la para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética com mais facilidade e entender a relação entre grafema e fonema.
Os jogos auxiliam no desenvolvimento da reflexão fonológica, apoiando a escrita com base no conhecimento dos sons da fala, manipulando a estrutura das palavras.
Os jogos fonológicos devem ser usados na prática pedagógica e utilizados como meio de garantir a todas as crianças oportunidades de atuarem de maneira lúdica ativamente sobre a linguagem e seus diferentes aspectos.
A consciência silábica acontece a partir da fonetização da escrita e manipulação das sílabas, compreendendo que a escrita representa os sons que falamos.

         Detalhes dos jogos

Na fase de alfabetização, é importante que os alunos tenham a compreensão do princípio alfabético, estabelecendo a correspondência entre letra e som. Muitas atividades podem ser realizadas, entre elas, aquelas que envolvem a identificação de determinada relação fonema-grafema em um conjunto de palavras. A sugestão é realizar atividades e jogos que apresentam a escrita de palavras parecidas, cuja diferença ocorre por meio de um ou de alguns fonemas diferentes. Outra ideia é solicitar que os alunos formem palavras a partir das letras desordenadas, a fim de que eles descubram a correspondência entre “sons” e “letras” para obter a grafia correta das palavras.
A ideia é verificar o que os alunos pensam sobre a língua escrita, como formulam suas hipóteses e se já possuem a compreensão do sistema alfabético.

         Detalhes dos jogos

Preencha o formulário e entraremos em contato:


Gêneros Textuais
Produção Textual
Consciência Fonológica e Silábica
Sistema Alfabético

Selecione abaixo para saber mais e / ou ir para o setor de contato desejado:

Central de Atendimento é destinada a informações sobre produtos e serviços referente à cursos, financeiro e vendas um canal de comunicação direta com os nossos clientes.

Central de Relacionamento é o departamento que ajuda os estudantes interessados em solucionar dúvidas sobre a nossa escola, desde questões relativas a inscrições para o ingresso nos cursos da modalidade de Educação a Distância ou Presencial, passando pelo processo de matrícula de calouros e veteranos, até a análise documental. Informe-se sobre procedimentos para solicitar protocolos, encaminhar pedidos de atestados, estudos de currículo, revisão de histórico escolar, dispensa de disciplinas ou qualquer outra documentação que necessite.


A Ouvidoria da Recovale busca ser referência no auxílio, apoio e fortalecimento dos processos acadêmicos. Assume sua demanda pautada na pessoa humana como centro de sua ação. Com uma gestão proativa, busca proporcionar iniciativas de caráter estruturador que almejam promover mudanças de relevância e de interesse geral da comunidade interna e externa.