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Técnicas resolução para prova de concurso (mapeamento da banca examinadora, análise de questões, estratégia de uso de palavras exclusivas e inclusivas, procedimento de leitura, resumir, palavras generalizadoras, análise de alternativas semelhantes, questões fácies e difícil, preenchimento de gabarito, estratégia de leitura da prova e comparação da banca examinadora).
Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais – Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro;
Equação do Primeiro e Segundo Graus – problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) – transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano – ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos – figuras geométricas planas (perímetros e áreas) – sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Funções do 1º e 2º graus; Sequências, Progressões Aritméticas e Geométricas. Resolução de problemas.
Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
Bibliografia:
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Artmed, 1999.
CARDOSO, Beatriz (org.); LERNER, Delia; NOGUEIRA, Neide; PEREZ Tereza Capítulo III. In Ensinar: tarefa para profissionais. 1ª ed. Record, 2007.
CARVALHO, Mara I. Campos; RUBIANO, Marcia R. Bonagamba Organização do espaço em instituições préescolares.
In: OLIVIERA, Zilma de Moraes R. de (org.). Educação Infantil: Muitos Olhares. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 107.
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício de Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
FORNEIRO, L.I. – A organização dos espaços na educação infantil. In. ZABALA, M.A. – Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FRIEDMANN, A. – O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Moderna, 2006.
GUENTHER, Zenita Cunha Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
LERNER, Delia A Matemática na Escola: Aqui e Agora. 1ª ed. Artmed, 1995.
LERNER, Delia Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª ed. Artmed, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Lino Capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 10 e 13. In: Ensaios Construtivistas. 6ª ed. Casa do Psicólogo, 2010.
PARRA, Cecília et al. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. 1ª ed. Artmed, 1996.
SOLÉ, Isabel Estratégias de Leitura. 6ª ed. Penso, s.d. TOLEDO, Mauro; TOLEDO, Marília – Didática da Matemática Como Dois e Dois: A Construção Matemática. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1997.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEISZ, Telma O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. 2ª ed. Ática, 2000.
ZABALA, A. – A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Conceito de infância; o imaginário infantil; desenvolvimento infantil: físico, afetivo, cognitivo e social; a criança: o desenvolvimento da identidade e da autonomia; o brincar e o brinquedo; o jogo como recurso privilegiado; os jogos e as brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade; Linguagem: construção das diferentes linguagens pelas crianças: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e
escrita, natureza e ambiente e matemática; texto e gênero de texto; alfabetização e letramento e suas práticas; escrita pelas crianças: como evoluem na apreensão do sistema de representação escrita; pensamento e linguagem;
Leitura e escrita – letramento; a linguagem oral e escrita: ideias e práticas correntes; prática de linguagem oral, leitura e produção de texto; alfabetização e letramento: diferenças conceituais; psicogênese da língua escrita; a mediação do professor no processo de construção da escrita; conceito de texto; práticas de leitura de textos de diferentes gêneros e os intercâmbios entre ler e escrever; atividades de leitura e de produção de texto escrito;
A construção do raciocínio matemático; hipóteses de escrita numérica; ensino dos números; ensino do sistema de numeração decimal; cálculo mental; ensino das operações; resolução de problemas; geometria nos anos iniciais: tratamento da informação; grandezas e medidas; a matemática no cotidiano e nas práticas escolares.
Bibliografia:
Especial Didática. São Paulo, 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1997. Volumes 1, 8, 9 e 10.
BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.volumes 1, 2 e 3.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Proposta Curricular para Berçários – Educação Infantil – 2009.
A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos.
Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças Ministério da Educação – 2009
Práticas Cotidianas na Educação Infantil – bases para reflexão sobre as orientações curriculares – MEC-2009.
Preciso ensinar o letramento.
Tema, estrutura, expressão, gramática do texto, resenha/resumo, carta, argumentativa, modalização do discurso e impessoalidade, tema x título x assunto, tipos de conclusão, tipos de argumentos, tipos de introdução, dissertação argumentativa – características -o parágrafo padrão, dissertação – tipos, descrição – características – finalidades, trabalho com a estrutura narrativa, texto narrativo e seus “derivados”, tipologia textual e elementos da comunicação
Benefícios do Curso
ENSINO ONLINE AO VIVO: Método de ensino que permite o aluno estudar sem precisar sair de casa, além de rever as aulas quantas vezes for necessário.
CONCENTRAÇÃO: É uma vantagem que faz você aprender mais em menos tempo.
DÚVIDAS: As dúvidas podem ser tiradas em tempo real ou através do portal de dúvidas com o professor.
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ATUALIZAÇÃO: Conteúdo atualizado de acordo com o edital.
Benefícios de ser CONCURSADO
Alcance
O Preparatório para Concurso destina-se a candidatos que tenham interesse em concursos públicos na área da educação, para professores do ensino básico formados em pedagogia.