Aula de Didática da Matemática realizada no LEDI
- 11 de setembro de 2016
- Posted by: marcos
- Category: Blog
Temos em São José dos Campos, funcionando na Rede Municipal, um polo de cultura tecnológica voltada à comunidade escolar! Trata-se do Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Prof. Eduardo Augusto Fernandez.
Inaugurado em 3 de agosto de 2015, o LEDI está inserido no Programa “Escola Interativa”, um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia que vem sendo implantando na rede municipal de ensino da cidade. O programa foi lançado em julho de 2014.
No Laboratório de Educação, são realizadas atividades de Inclusão Digital, Educação Tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. As oficinas são disponibilizadas aos educadores da rede, alunos e posteriormente serão abertas à comunidade em geral. O Programa tem sido um sucesso, superando as expectativas!
Na oportunidade os alunos do Curso de Didática da Matemática da RECOVALE, ministrado pela professora Juliane Rocha, puderam utilizar os excelentes equipamentos (notebooks, tablets e outros) do laboratório do LEDI, sob a supervisão da mesma. Foi possível a familiarização com os softwares e metodologia de ensino interativa utilizada na rede municipal de São José dos Campos, parte da qual é desenvolvida por profissionais capacitados e orientados no LEDI
É importante entendermos o que é uma metodologia interativa, pois é uma tendência em várias Instituições de Ensino que vem de certa forma substituindo os métodos tradicionais, permitindo com o auxílio da tecnologia (software e hardware adequados) tenhamos diversas vantagens no aprendizado.
A interatividade permite que haja uma troca de informações entre o usuário e o equipamento, através de softwares especialmente concebidos para esta finalidade.
Os métodos interativos, possuem uma característica muito importante, são individualizados, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo, o que é muito mais justo do que no método tradicional que depende do ritmo imposto pelo professor em sala de aula por necessidade.
A Interatividade vem inovar a Educação, possibilitando que novas tecnologias se tornem mais acessíveis e aplicáveis em todos os níveis de Ensino.
Façamos algumas comparações entre método tradicional e método interativo:
Método Tradicional
O assunto é ensinado da mesma forma para todos os ouvintes, obedecendo o ritmo imposto pelo professor conforme sua necessidade, não respeitando a sua individualidade.
O professor interrompe a aula sempre que um aluno tem dúvida, que necessariamente não é de toda a sala. As dúvidas que surgem durante as explicações são dirimidas de uma forma geral, ou seja todos participam, mesmo que não as tenham.
O professor precisa atender entre 30 ou 40 alunos muitas vezes simultaneamente, sendo impossível dar a mesma atenção a todos.
O professor repete 1, 2 ou até 3 vezes uma explicação, sendo que após esse número fica inviável a repetição, até mesmo por uma questão de tempo
Se o aluno faltar em uma aula, no dia seguinte ou aula seguinte, o professor não repetirá toda a matéria só em função do mesmo, continuando com o conteúdo novo
Método Interativo
O equipamento interage com o aluno transmitindo-lhe as informações conforme o ritmo do mesmo (velocidade de leitura, e raciocínio), respeitando totalmente sua individualidade.
É desnecessária a interrupção da aula pelo professor, pois caso o aluno tenha dúvida, o instrutor ou professor se dirige até o equipamento onde ele está, esclarecendo as dúvida individualmente, podendo dar-lhe mais atenção.
O aluno tem um professor particular, podendo ser solicitado a qualquer momento individualmente.
O equipamento repete a explicação tantas vezes quantas lhe for solicitado pelo aluno de forma individual, possibilitando ao professor dedicar- lhe mais atenção
O aluno não perde matéria ou conteúdo, caso necessite faltar em determinada aula, pois no próximo dia de aula continuará seu estudo de onde havia parado
Assim percebemos que o método interativo, além de ser o único 100% prático, pois mesmo a teoria o aluno aprende praticando, proporciona aos mesmos o aprendizado dentro do seu ritmo, fazendo com que todos tenham igual aproveitamento no final, considerando e respeitando a diferença entre as pessoas, sendo muito mais justo e coerente que o tradicional!