Profa

Programa de Formação de Professores Alfabetizadores

“Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente.”

Telma Weisz

Programa lançado em dezembro de 2000 pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação (SEF/MEC) com o objetivo de oferecer novas técnicas de alfabetização, originadas em estudos realizados por uma rede de educadores de vários países.

Esses estudos têm como base as transformações nas práticas de ensino da leitura e da escrita ocorridas a partir de 1985 com as pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberoski e a publicação da obra Psicogênese da Língua Escrita.

Assim, o Profa leva em conta a nova concepção de que, para o aluno aprender corretamente a ler e escrever, é necessário que ele participe de situações que o façam refletir, inferir, estabelecer relações e compreender informações, transformando-a sem conhecimento próprio.

Depoimentos

Benefícios

  • O curso é um diferencial no currículo, pois grande parte das escolas buscam professores, educadores e estagiários que tenham o PROFA;
  • Durante as aulas você conhece na prática como alfabetizar e fazer um ótimo trabalho em sua sala e garantir uma vaga como professora;
  • 90% do que você aprende no curso PROFA é conteúdo de concurso público para Professores, ou seja, você estará muito mais preparado para os próximos concursos;
  • Na atribuição de sala de aula, se você tem o PROFA, ajuda na pontuação para a escolha de sala;
  • O curso PROFA equivale a 50% de uma Pós Presencial em Alfabetização e Letramento, portanto, você poderá complementar a carga horária e transformar em uma pós-graduação com carga horária de 360 horas.
  • Vale como atividade complementar da faculdade;

Depoimentos

Estrutura do Programa

O Programa de Formação de Professores Alfabetizadores é um Curso organizado em três Módulos, que são compostos por Unidades. A quantidade de Unidades em cada Módulo varia, porém, a última delas é sempre destinada à avaliação individual.

Cada módulo trata, de assuntos específicos, mas que têm relação entre si. Para cada um deles é definido um conjunto de competências que devem ser desenvolvidas pelos professores ao longo do Curso, denominadas Expectativas de Aprendizagem.

Os módulos são acompanhados por um conjunto de programas de vídeo que documentam atividades de leitura e escrita, principalmente de alfabetização. As classes em que essas atividades foram gravadas estão sob a responsabilidade de professoras de escolas públicas, que foram convidadas a participar desse projeto por conta do interesse e da disponibilidade que demonstraram em entender melhor como os alunos aprendem a ler e a escrever e, consequentemente, como ensiná-los para que todos possam ter avanços e sucesso em suas aprendizagens.

Módulo 1 – trata de conteúdos de fundamentação, relacionados aos processos de aprendizagem da leitura e escrita e à didática da alfabetização. O principal objetivo desse módulo é demonstrar que a aprendizagem inicial da leitura e da escrita é resultado de um processo de construção conceitual que se dá pela reflexão do aprendiz sobre as características e o funcionamento da escrita.

Módulo 2 – são discutidas situações didáticas de alfabetização. O objetivo é demonstrar que a alfabetização é parte de um processo mais amplo de aprendizagem de diferentes usos da linguagem escrita, em situações de leitura e produção de texto.

Módulo 3 – também tem como foco as situações didáticas. O objetivo é apresentar e discutir outros conteúdos de língua portuguesa que fazem sentido no período de alfabetização.

Público Alvo

Ele é voltado para professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia em formação. Trata-se de um curso anual de formação, destinado especialmente a professores que ensinam a ler e escrever na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. O curso possui 180 horas, no qual 75% do tempo é trabalhado em grupo e 25% individualmente pelo professor, com leituras.

Preencha o formulário e entraremos em contato: