fbpx

Apresentação do Kit

Introdução

O kit de Jogos pedagógicos de Alfabetização constitui um conjunto de 22  jogos  para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Cada jogo  é composta como um objetivo de auxiliar no processo alfabetização e na consciência fonológica da criança em diferentes níveis, a sequência de jogos foi desenvolvida e recomendada para que os professores trabalhem com foco nas principais inovações que a BNCC traz para a Educação Infantil e os diferentes componentes do Ensino Fundamental.

Lista de Jogos

01 – Letras Móveis
02 – Lousa Mágica: Qual a letra inicial?
03 – Dominó das Palavras
04 – Palavra Escondida
05 – Sílabas Canônicas e Não Canônicas
06 – Qual a sílaba?
07 – Qual a sílaba inicial?
08 – Roleta das sílabas
09 – Lousa Mágica – Frutas
10 – Lousa Mágica – Brinquedos
11 – Lousa Mágica – Material Escolar
12 – Roleta das Rimas
13 – Parlenda – Rei Capitão
14 – Parlenda – A Casinha da Vovó
15 – Parlenda – Jacaré
16 – Parlenda – Hoje é Domingo
17 – Letras justas com personagens – A Casa Sonolenta e A Formiguinha e a Neve
18 – Quadro dos episódios – A Casa Sonolenta e A Formiguinha e a Neve
19 – Jogo do Slogan
20 – Roleta dos Gêneros
21 – Jogo dos Gêneros
22 – Palavra Cruzada
Letras Móveis

Habilidades: (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Objeto de conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil, correspondência fonema-grafema.
Descrição: 1 Caixa de ovo 3 nas dimensões: 30 x 30cm, 26 Marcadores tipo tampas plásticas 28mm e com adesivo circular na dimensão 2  x 2cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Lousa Mágica: Qual é a letra inicial?

Habilidades: (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Objeto de conhecimento: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil, correspondência fonema-grafema.
Descrição: 9 Lousas Mágica plastificadas em poliéster polaseal nas dimensões 17 x 8.5cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Dominó das Palavras

Habilidades: (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 14 cartas com figuras plastificadas em poliéster polaseal nas dimensões 7.5 x 4.0cm, 14 cartas com palavras plastificadas em poliéster polaseal nas dimensões 7.5 x 4.0cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Palavra Escondida

Habilidades: (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 2 tabuleiros de palavras plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 9.4 x 29.7cm, 1 prendedor 9.5cm comprimento.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Sílabas Canônicas e Não Canônicas

Objeto de conhecimento: Apresentadas as vogais, as famílias silábicas são apresentadas sempre com sílabas simples consoante/vogal (CV) sílabas canônicas. Esse processo de apresentação dura cerca de um ano letivo e as sílabas não CV sílabas não canônicas (somente V; CCV; CVC; CCVC; CVV) somente são apresentadas ao final do ano.
Descrição: 2 Kits de sílabas plastificados em poliéster polaseal nas dimensões: A5 – 3.5 x 3.0cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Qual a sílaba

Habilidades: (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético/ convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema.
Descrição: 20 cartas com figuras plastificadas em poliéster polaseal nas dimensões 6.5 x 4.0cm, 20 cartas com palavras plastificadas em poliéster polaseal nas dimensões 6.5 x 4.0cm, 1 Tabuleiro em lona brilho front 380g nas dimensões 42 x 29.7cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Qual a sílaba inicial?

Habilidades: (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético/ convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema.
Descrição: 20 cartas com figuras plastificadas em poliéster polaseal nas dimensões 6.5 x 4.0cm, 20 cartas com palavras plastificadas em poliéster polaseal nas dimensões 6.5 x 4.0cm, 1 Tabuleiro em lona brilho front 380 gramas nas dimensões 42 x 29,7cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Roleta das sílabas

Habilidades: (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 1 roleta em MDF nas dimensões 25 x 25cm com adesivo em papel couche brilho 80g, 22 tipo tampas plásticas 28mm e com sílabas circulares na dimensão 2.5 x 2.5cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Lousa Mágica – Frutas

Habilidades: (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 4 Lousas Mágica colorida plastificada em poliéster polaseal nas dimensões: A5 – 21  x 14.8cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Lousa Mágica – Brinquedos

Habilidades: (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 4 Lousas Mágica colorida plastificada em poliéster polaseal nas dimensões: A5 – 21 x 14.8cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Lousa Mágica – Material Escolar

Habilidades: (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 4 Lousas Mágica colorida plastificada em poliéster polaseal nas dimensões: A5 – 21 x 14.8cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Roleta das Rimas

Habilidades: (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP09) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre seus sons e suas partes (aliterações, rimas entre outras).
(EF01LP13) Comparar o som e a grafia de diferentes partes da palavra (começo, meio e fim).
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema.
Descrição: 7 Roletas com figuras em MDF nas dimensões 10 x 10cm com adesivo em papel couche brilho 80g, 10 mini objetos de plástico para compor as rimas.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Parlenda – Rei Capitão

Habilidades: (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 1 quadro com a parlenda colorido plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 21.3 x 22.4cm, 8 tiras fatiada do texto da parlenda plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 20.9 x 27.4cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Parlenda – A Casinha da Vovó

Habilidades: (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 1 Tabuleiro em lona brilho front 380 gramas nas dimensões 40 x 40cm, 4 tiras fatiado texto plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 21.5 x 2.5cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Parlenda – Jacaré

Habilidades: (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 1 Tabuleiro em lona brilho front 380 gramas na dimensões 40 x 30cm, 8 tiras fatiada do texto da parlenda em poliéster polaseal nas dimensões 20 x 2.5cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Parlenda – Hoje é Domingo

Habilidades: (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 1 quadro com a parlenda colorido plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 30 x 22cm, 13 tiras fatiadas do texto da parlenda plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 20.5 x 1.5cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Letras justas com personagens

Habilidades: (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, reconhecimento da Correspondência fonema-grafema, segmentação de palavras / classificação de palavras por número de sílabas.
Descrição: 6 envelopes pardo com personagens “A casa Sonolenta ” dimensões 11.5 x 8cm, 10 envelopes pardo com personagens “A Formiguinha e a Neve” dimensões 11.5 x 8cm, Letras moveis com o nomes dos personagens nas dimensões 3.2 x 2.7cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Quadro dos episódios – A Casa Sonolenta e A Formiguinha e a Neve

Habilidades: (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo e descrevendo os contextos, os personagens, a estrutura da história, observando a sequência da narrativa.
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando- -os, a pedido do adulto- -leitor, na interação com os recursos disponíveis.
Objeto de conhecimento: Formação de leitor, produção de texto oral, planejamento de texto, reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Descrição: 1 Quadro em tecido nas dimensões 60 x 40cm com 12 bolsinhos em plástico transparente nas dimensões 9 x 8cm, 10 episódios “A casa Sonolenta” colorido plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 6.5 x 6.5mm, 10 episódios “ A Formiguinha e a Neve ” colorido plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 6.5 x 6.5mm, 2 títulos do episódio colorido plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 25 x 4.5mm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Jogo do Slogan

Habilidades: (EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
Objeto de conhecimento: Construção do sistema alfabético / convenções da escrita, reconhecimento da correspondência fonema-grafema.
Descrição: 7 tiras coloridas com frase plastificada em poliéster polaseal nas dimensões 19.5 x 5cm, 7 imagens colorida plastificado em poliéster polaseal nas dimensões 7 x 5cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Roleta dos Gêneros

Habilidades: (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EF01LP20) Identificar e manter a estrutura composicional específica de gêneros como listas, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), entre outros textos do campo da vida cotidiana.
Objeto de conhecimento: Compreensão em leitura, reconhecimento da forma de composição do texto, formação de leitor.
Descrição: 1 roleta em MDF nas dimensões 20 x 20cm com adesivo em papel couche brilho 80g, 1 roleta em MDF nas dimensões 10 x 10cm com adesivo em papel couche brilho 80g.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Jogo dos Gêneros

Habilidades: (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EF01LP20) Identificar e manter a estrutura composicional específica de gêneros como listas, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), entre outros textos do campo da vida cotidiana.
Objeto de conhecimento: Compreensão em leitura, reconhecimento da forma de composição do texto, formação de leitor.
Descrição: 1 roletas em MDF nas dimensões 15 x 15cm com adesivo em papel couche brilho 80g, 8 encartes plastificados em poliéster polaseal nas dimensões 10 x 7.5cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Palavra Cruzada

Habilidades: (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
Objeto de conhecimento: Compreensão em leitura, reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Descrição: 1 Tabuleiro em lona brilho front 380g nas dimensões 40.2 x 39.7cm, Letras móveis com o nomes dos personagens nas dimensões 4 x 4cm.
Alcance: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Preencha o formulário e entraremos em contato: